Profissional de Proteção Catódica de Estruturas Terrestres

A certificação de Profissionais de Proteção Catódica de Estruturas Terrestres Nível 1 é realizada pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção conforme a norma ABNT NBR 15653. Sendo assim, as atividades exercidas pelos profissionais, os níveis de certificação e outras informações relacionadas à qualificação e certificação de Profissionais de Proteção Catódica de Estruturas Terrestres, se encontram descritas na norma ABNT NBR 15653.

Nota: Para adquirir a norma ABNT NBR 15653, entre em contato com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o órgão responsável pela comercialização de normas brasileiras. Acesse: www.abnt.org.br

Para mais informações sobre o processo de qualificação e certificação de Profissionais de Proteção Catódica de Estruturas Terrestres, consulte o “Guia do Candidato – Profissional de Proteção Catódica de Estruturas Terrestres” (disponível na página “Documentos para download”).

Como obter a certificação

As etapas do processo de certificação do SNQC-CP encontram-se descritas a seguir:

1) Enviar documentação para o Bureau de Certificação

Para dar início ao processo de certificação, o candidato deve enviar ao Bureau de Certificação, via correio, a seguinte documentação para análise:

a) Formulário para Solicitação de Exame de Qualificação, Recertificação e Reexame (RQ 007) devidamente preenchido e assinado;

b) Código de Conduta e Ética (RQ 004) preenchido e assinado;

c) Termo de Responsabilidade (RQ 005) preenchido e assinado;

d) Cópia autenticada de carteira de identificação (RG, carteira de Conselho de Classe ou carteira nacional de habilitação);

e) Cópia autenticada do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

f) Cópia autenticada do certificado de treinamento na norma regulamentadora NR-10, conforme descrito no “Guia do Candidato – Profissional de Proteção Catódica de Estruturas Terrestres” (disponível na página “Documentos para download”).;

g) Cópia autenticada do comprovante de escolaridade (diploma, certificado de conclusão de curso ou carteira de Conselho de Classe). Não são aceitas declarações;

h) 2 (duas) fotos 3×4 recentes;

i) Cópia autenticada dos documentos comprobatórios da experiência profissional mínima exigida, conforme descrito guia do candidato.

Formas de comprovação da experiência profissional:

a) Empregado: cópia autenticada da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas na empresa (enviar as cópias autenticadas das páginas de identificação com foto, qualificação civil, contratos de trabalho e páginas de mudança de função, caso tenha ocorrido, + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

b) Autônomo: cópia autenticada do contrato de trabalho ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

c) Empregado próprio: cópia autenticada do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato social + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

Endereço para envio da documentação:

Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO

A/C: SETOR DE CERTIFICAÇÃO

Endereço: Avenida Venezuela, 27 / sala 420 – Centro – CEP: 20.081-311 – Rio de Janeiro – RJ.

2) Pagamento

Após o envio e aprovação da documentação, o Bureau de Certificação encaminhará ao candidato boleto bancário para o pagamento do exame de qualificação. Consulte em Valores e Taxas os valores cobrados nos exames de qualificação. O boleto bancário será enviado para a área restrita do candidato, onde o mesmo terá acesso por meio de seu login (CPF) e senha.

3) Agendar exame de qualificação

Após o pagamento do boleto bancário pelo candidato, o Bureau de Certificação agendará no CEQ solicitado a data de realização do exame de qualificação. O exame será agendado conforme disponibilidade do CEQ e número de candidatos inscritos para o CEQ. O Bureau de certificação enviará ao candidato comunicado por escrito com a data agendada para a realização dos exames.

4) Realizar exames teóricos e práticos

O candidato deve realizar os exames teóricos e práticos de qualificação definidos na respectiva norma de qualificação e norma ABRACO-001 (disponível na página “Documentos para download”).

OBS:

  1. Os exames de qualificação são aplicados pelos Centros de Exames de Qualificação (CEQ) reconhecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.
  2. Antes da realização dos exames, recomenda-se que o candidato leia atentamente os documentos de instrução aos candidatos para o exame de qualificação de sua ocupação.
  3. O profissional reprovado no exame de qualificação pode solicitar a realização de até dois reexames, conforme norma ABRACO 001, devendo realizar o pagamento relacionado ao referido reexame. O prazo para conclusão do processo é de 12 meses, a partir da data de realização do primeiro exame.
  4. No caso dos exames práticos de Profissional de Proteção Catódica de Estruturas Terrestres Nível 1 (exames de qualificação e reexames), estas provas não poderão ser realizadas nas seguintes situações: condições climáticas adversas (chuva e ocorrência de descargas elétricas); emergência ou interrupção do fornecimento de energia elétrica no campo de aplicação dos exames práticos. Nestes casos, o exame prático será reagendado para uma nova data e os custos de retorno para a execução das provas serão de responsabilidade do candidato.

5) Emissão de certificado

Em caso de aprovação nos exames de qualificação, o Bureau de Certificação emitirá o certificado e a carteira de identificação do profissional, de modo a formalizar a certificação obtida pelo mesmo.