Curso Básico de Pintura Industrial
Próxima turma: | 7 dez 2019 — 7 dez 2019 |
---|---|
Carga Horária: | 8 horas |
Endereço: | IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - Avenida Professor Almeida Prado, nº 532 - Butantã - São Paulo
Ver no Google Maps |
Público Alvo
Profissionais de projeto, inspeção e manutenção de equipamentos e instalações industriais que necessitem de conhecimentos básicos de pintura industrial.
Objetivos
Dotar os participantes de conhecimentos básicos de revestimento por tintas e preparo de superfície, aplicação das tintas e sistemas de qualidade em pintura industrial. Com ênfase nas ações preventivas de falhas e defeitos, apresentando noções de orçamento e custo de pintura industrial.
Metodologia
O Curso será realizado através de aula expositiva com apresentação de projetor multimídia, vídeos de treinamento, bem como estudos de caso e exercícios.
Programa
- Introdução à Corrosão Eletroquímica;
- Revestimentos Protetores;
- Fundamentos da Pintura Industrial;
- Preparação de Superfície para Pintura;
- Tintas Industriais;
- Cores na Pintura Industrial;
- Aplicação de tintas Industriais;
- Seleção dos Esquemas de Pintura;
- Compra de tintas e contratação da pintura;
- Controle do processo de aplicação;
- Inspeção e Acompanhamento de Esquemas de Pintura;
- Aspectos econômicos da Pintura Industrial – noções de orçamento e custo
Valor
Sócios: R$ 384,00
Não-Sócios: R$ 480,00
Inclui: material didático e certificado.
Formas de pagamento
As inscrições só poderão ser pagas através de boleto bancário. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Os boletos somente serão enviados para o candidato após o recebimento da documentação completa, pelo setor de cursos.
- O certificado somente será entregue após o curso estar quitado
- As vagas são limitadas (não reservamos vagas)
Boleto Bancário
Boleto único: pagamento imediato.
Maiores informações através do e-mail: cursos2@abraco.org.br ou pelo telefone (21) 2516-1962 ramal 24.
Instrutores

Celso Gnecco
Engenheiro Químico formado em 1974 pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz em São Paulo/SP Cursos de pós-graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em Corrosão, Polímeros, Papel & Celulose e Refinação de Petróleo. Ex-chefe do Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Tintas do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, onde trabalhou de 1969 à 1990. Gerente de Treinamento Técnico da Sherwin-Williams-Unidade Sumaré, desde 1990. Ex-Presidente da Comissão de Métodos de Ensaios em Tintas da ABNT Professor da ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão no Curso Inspetor de Pintura Nível I em São Paulo/IPT, desde 2007. Professor da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas – Curso de Tecnologia em Tintas, desde 1993. Membro da diretoria da ABRACO no biênio 92/93. Membro do Conselho Consultivo e Deliberativo da ABRACO nos biênios 93/95, 96/97 e 98/99 . Autor da publicação IPT 1558 - PINTURA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (1984). Co-autor: PUBLICAÇÃO TÉCNICA PT 07 - Núcleo de Tecnologia da Construção Metálica / Escola Politécnica da USP-FDTE - PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO. Co-autores: Ubiraci E. L de Souza e Antonio D. de Figueiredo (1988). Co-autor: APOSTILA TÉCNICA e CARTILHA DO PINTOR - Pinturas Ypiranga. Co-autor: Fernando Fernandes (1989).§ Co-autor: Livro da ABRAFATI - TINTAS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA (1ª a 4ª edições de 1993 a 2009). Co-autor: Livro “ESTRUTURAS DE AÇO”- CONCEITOS, TÉCNICAS E LINGUAGEM- Autor – Luís Andrade De Mattos Dias - Editora Zigurate. (1997) Co-autor: Livro Tratamento de Superfície e Pintura – Publicação IBS/CBCA da série Manual de Construção em Aço. Co-autores R.Mariano e F.Fernandes (2003). Autor das “Historinhas do Pincelzinho” publicadas na revista “Pintura Industrial” da Editora Ávila-Agnelo”