Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1 (online)


Próxima turma: 14 set 2020 — 14 out 2020
Carga Horária: 88 horas

  *VAGAS LIMITADAS*

Público alvo

Empresas e profissionais ligados ao setor de tintas e pinturas industriais.

Objetivos

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar a função de Inspetor de Pintura Industrial, e ainda possibilitar a qualificação, habilitando-os a zelar pelas ações de prevenção e detecção de defeitos de pintura industrial, como prescrito nas atividades exercidas pelo Inspetor de Pintura Industrial.

Metodologia

O Curso será realizado através de aula expositiva com apresentação online, vídeos de treinamento, bem como estudos de caso e exercícios. O Curso será ministrado através da plataforma de videoconferência: Zoom Meeting. As aulas online são realizadas no período de 18h às 22h.

Observação: Após a conclusão do treinamento online, o aluno deverá fazer dois dias de aulas práticas na sede da ABRACO, no Rio de Janeiro. Estas aulas práticas serão agendadas após a pandemia e são obrigatórias para conclusão do curso. O certificado será entregue ao aluno no dia que for realizar as aulas práticas. 

Programa

  • Corrosão
  • Conceituação de Pintura e Esquema
  • Constituintes de uma Tinta
  • Propriedades Fundamentais da Película
  • Mecanismo de Formação da Película
  • Principais Mecanismos de Proteção
  • Principais Veículos
  • Principais Pigmentos
  • Solventes e Diluentes
  • Principais Tintas
  • Preparação da Superfície para Pintura
  • Principais Métodos de Aplicação
  • Aplicação de Esquemas de Pintura
  • Esquemas de Pintura
  • Retoques em Esquemas de Pintura
  • Inspeção de Recebimento de Tintas
  • Controle de Qualidade
  • Falhas e Defeitos
  • Documentação do Sistema da Qualidade

Valor

Sócios: R$ 3.528,00
Não-sócios: R$ 3.900,00
Inclui: material didático e certificado.

Observação: Os valores aplicados neste treinamento são promocionais e por tempo limitado. Garanta sua vaga!

Formas de pagamento

As inscrições só poderão ser pagas através de boleto bancário (parcela única) ou cartão de crédito (até 10 vezes). As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições. Os boletos ou o link para o pagamento por cartão de crédito somente será enviado para o candidato após o recebimento da documentação completa, pelo setor de cursos.

  • O resultado somente será enviado após o curso estar quitado
  • As vagas são limitadas (não reservamos vagas)

Boleto Bancário

Boleto único: pagamento imediato.

Cartão de crédito

O pagamento através do cartão de crédito será realizado através do site Pag Seguro. O parcelamento poder ser feito em até 10 vezes, sendo cobrada uma taxa de juros de 2,99 % ao mês.

Observações

  • A confirmação das turmas e o funcionamento dos cursos dependerão de número mínimo necessário de alunos matriculados. Assim é prerrogativa Institucional adiar ou cancelar turmas de cursos que não consigam atingir o número necessário para sua realização. Este número depende de avaliação administrativa e financeira de cada curso.
  • O tempo de duração deste treinamento online é de aproximadamente, três semanas, no entanto, colocamos 1 mês de duração para caso haja imprevistos ou o instrutor precise de mais tempo durante as aulas. 
  • Após a conclusão do treinamento online, o aluno deverá fazer dois dias de aulas práticas na sede da ABRACO. Estas aulas práticas serão agendadas após a pandemia e são obrigatórias para conclusão do curso. O certificado será entregue ao aluno no dia que for realizar as aulas práticas. 
  • Os custos de logística para realização das aulas práticas, na sede da ABRACO, no Rio de Janeiro são por conta do aluno e/ou empresa. 
  • Por motivos fortuitos ou de força maior, a Instituição poderá, a qualquer tempo, realizar alterações de data das aulas (incluindo datas não previstas), inversão de disciplinas, alteração de docentes. 

 Maiores informações através do e-mail: cursos@abraco.org.br / cursos2@abraco.org.br

Instrutores

Fernando Fernandes

Fernando Fernandes

Especialista em Pintura Anticorrosiva. Curso de Engenharia Química (5º incompleto) pela Faculdade Oswaldo Cruz – São Paulo/SP. Técnico Químico (CRQ) – Formação no Colégio do Carmo em Santos/SP (1980). Instrutor da ABRACO (2008 até hoje). Supervisor de Projetos na International Paint (2005 até hoje) Assistente de Serviços à cliente na Sherwin-Williams (1996 – 2004). Supervisor de Controle de Qualidade na empresa de pintura GRC (1995). Técnico Químico no Laboratório de Tintas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT (1984 – 1994). Presidente de grupos na ABNT

Publicações (Co-autor): 2004 Tintas & Vernizes – ABRAFATI (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 2004 Apostila Técnica – Tintas SUMARÉ (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 2003 Tratamento de Superfície e Pintura – IBS e CBCA (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes 2001 Manual do Vendedor – Tintas Sumaré - (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 1994 Manual de Pintura – IPT (Godofredo E. Winnischofer, Lígia A. A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1993 Cartilha do Pintor – Pinturas Ypiranga S/A (Celso Gnecco e Fernando Fernandes); 1992 Desempenho de Sistemas de Pintura – ABRACO/IPT (Lígia A.A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1991 Manual de Pintura – ELETROPAULO (Celso Gnecco, Lígia A. A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1990 Guia do Pintor – Pinturas Ypiranga S/A, Autores (Celso Gnecco e Fernando Fernandes).

Florentina Francisca de Melo

Florentina Francisca de Melo

Técnica química, especializada em corrosão ,certificada como inspetora de pintura industrial ABRACO Nível 2. Possui 30 anos de experiencia nas áreas de controle de qualidade e desenvolvimento nas industrias de tinta, naval, off shore. Atuou também com pesquisa na área de corrosão no INT (Instituto Nacional de Tecnologia).

Laerce de Paula Nunes

Laerce de Paula Nunes

Engenheiro Metalúrgico, com 30 anos de experiência nas áreas de corrosão, pintura industrial e proteção catódica. Autor de livros e vários trabalhos técnicos nessas áreas. Áreas de atuação como consultor: Pintura industrial, Proteção Catódica e Revestimentos Anticorrosivos.

Rosileia Mantovani

Rosileia Mantovani

Engenheira Química graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Engenharia Química, com MBA em Marketing.
Possui 31 anos de experiência profissional na indústria de tintas, iniciando sua carreira na área de laboratório de pesquisa, como química formuladora de tintas, passando depois pelas áreas de assistência técnica, treinamentos, marketing e desenvolvimento de negócios.
Participa de vários cursos no exterior, não somente relacionados à proteção anticorrosiva, como outros com ênfase em gestão e liderança de projetos, gerenciamento de processos e desenvolvimento de negócios.
Participa como membro do CB-43, na Comissão de Estudos de Pintura Industrial na ABRACO.
Atualmente é diretora técnica da empresa Jotun no Brasil, fabricante de tintas anticorrosivas, responsável pelas equipes de inspeção de pintura, suporte e treinamento técnico.

Segehal Matsumoto

Segehal Matsumoto

Químico Industrial, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em: Pintura naval - obras novas, reparos e manutenção de bordo; Pintura industrial e offshore; Pintura interna de tanques; Inspeção, diagnóstico, levantamento de dados de pintura industrial. Instrutor da ABRACO, do Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial - Níveis 1 e 2, desde 1986 (preparação de superfície, aplicação de tintas, aulas práticas, interpretação de Normas Petrobras, ABNT, ISO, SSPC, NACE). Outras experiências profissionais: Stoncor Group - Tintas Carboline - São Paulo/SP (1999-2001); Tintas Renner S/A - Kansai Marine Paints - JP | Divisão de tintas marítimas e manutenção (1995-1999); Tintas Internacional S/A - International Marine Coatings - UK | Technical Service Manager (1978-1994); Lithcote do Brasil S/A (revestimentos) - São Paulo/SP | Depto. Técnico - aplicador de revestimentos anticorrosivos (1971-1978). Viagens e outras informações: New Castle – International Paint - UK – diversos treinamentos técnicos focados em pintura marítima; Hyunday Shipyard – Coréia do Sul – Acompanhamento de docagem; Cingapura – Treinamento para aplicação de Self Polish Copolymer, antifouling em fundo de embarcação; Lisnave – Portugal – Acompanhamento de docagem; HDW – Hamburgo – Alemanha – Acompanhamento de docagem; Houston – EUA – Treinamento para aplicação de tinta epoxy sem solvente com airless spray duplo com aquecimento; Argentina – Estaleiro Tandanor (docagem) – Plataforma Henrique; Mosconi (manutenção e blindagem da proteção catódica).

FAZER INSCRIÇÃO