Teachers
Anna Ramus Moreira
Bacharelado em Química e graduação em Química Industrial, ambos pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1990) e Mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2002). É Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT desde setembro de 1991. Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em Corrosão e Revestimentos Metálicos e Orgânicos. Atua principalmente nos seguintes temas: corrosão, tratamentos de superfície, lixiviação de produtos de corrosão em dutos de transporte de etanol, corrosão atmosférica, ligas zinco/alumínio, biocombustíveis, inibidores voláteis de corrosão e restauro. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, presta assessoria em corrosão e proteção e presta serviços tecnológicos para o setor produtivo.
Atividades Científicas
29 trabalhos publicados
23 participações em congressos
mais de 300 relatórios técnicos emitidos
Antonino Di Marco
Engenheiro Químico graduado pela UFRRJ, especializado em Tratamento de Corrosão e Pintura, Certificação NACE O-CAT #47455. Mais de 30 anos de experiência na indústria de Tintas, Petroquímica e Oil e Gas. Trabalhou na Akzo Nobel (International Paint) e PPG Industries (Amercoat e Sigma Coatings) com passagens nas Tintas Reflex e Tintas Jumbo. Atuou em Pesquisa e Desenvolvimento, Assistência Técnica, Marketing e Vendas e hoje trabalha na SBM Offshore do Brasil na área de Integridade de Ativos.
Antonio Carlos Pires Caetano
Engenheiro Eletrônico graduado pela UFRJ em 1988, com especialização em eletrônica de potência. Certificação NACE CP4 – Cathodic Protection Specialist #68486. Certificação PMI – PMP #216883. MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Mais de 25 anos de experiência em sistemas de proteção catódica e controle de corrosão e de interferências elétricas. Atua como engenheiro na IEC Engenharia desde 1991, ocupando o cargo de Gerente de Engenharia desde 2008. Membro NACE, PMI e ABRACO.
Celso Gnecco
Engenheiro Químico formado em 1974 pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz em São Paulo/SP.
Ex-chefe do Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Tintas do IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, onde trabalhou de 1969 à 1990.
Ex-Gerente de Treinamento Técnico da Sherwin-Williams-Unidade Sumaré, desde 1990 até 2019.
Professor da ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão no Curso Inspetor de Pintura Nível 1, Nível 2 e Curso Básico em São Paulo/IPT, desde 2007.
Professor da ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas no Curso: Tintas Ciência e Tecnologia, desde 1993.
Professor da ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, no Curso de Formação de Inspetores de Equipamentos – Pintura e Revestimentos não Metálicos, desde 2005.
Cinthia Soares
Possui graduação em Engenharia Química e mestrado em Físico-Química, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, cursa doutorado nessa mesma instituição de ensino, também na área de Físico-Química, com ênfase em Modelagem Computacional de sistemas químicos. Atua como professora de Corrosão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ) desde 2010, em cursos de Química em nível técnico e superior. Possui experiência no desenvolvimento de ensaios para avaliação da corrosão eletroquímica e cálculos para proteção catódica galvânica e por corrente impressa de estruturas metálicas diversas.
Fábio Kränkel
- Gerente Regional de Produtos de P&M Latam da Sherwin Williams
- Pós-graduado com MBA em Gerenciamento de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV, concluído em Setembro de 2022.
- Graduado em Administração pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER, concluído em Maio de 2008.
- Técnico Químico Industrial formado pelo CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional, concluído em Abril de 2006.
- INSPETOR DE PINTURA INDUSTRIAL – Nível 2, qualificado desde 2004.
- COATING INSPECTOR – Level 3 NACE, qualificado desde 2011.
- MEMBRO do Comitê Brasileiro de Corrosão – ABNT/CB-43 – desde 2005.
- COORDENADOR TÉCNICO dos Grupos de Trabalho (GT) do CB-43 de Painéis Elétricos (2015), Pintura sobre aço galvanizado (2016), Determinação de resistência a tração, pull-off test (2016).
- MEMBRO do quadro de INSTRUTORES dos cursos de IPIN-1 e IPIN-2 da ABRACO desde 2006.
- MEMBRO da Diretoria da ABRACO e VICE-PRESIDENTE durante o biênio de 2017/2018; e
- Atua na área de tintas e revestimentos para proteção anticorrosiva há 26 anos.
Fernando de Loureiro Fragata
Engenheiro Quimico; Inspetor de revestimentos anticorrosivos da NACE (USA); Pesquisador do Laboratório de Corrosão de CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; Coordenador do grupo I da Rede PATINA, projeto iberoamericano de corrosão desenvolvido pelo CYTED (Espanha); Autor de mais de 60 trabalhos apresentado em Congressos e Seminários nacionais e internacionais; Um dos autores do livro PATINA - Proteção Anticorrosiva de Metais na Atmosfera, editado pelo CYTED (Espanha); Membro das bancas de mestrado e doutorado da COPPE-UFRJ; Membro do comitê técnico de congressos Internacionais; Membro do SSPC (USA) - Steel Structures Painting Council.
Fernando Fernandes
Especialista em Pintura Anticorrosiva. Curso de Engenharia Química (5º incompleto) pela Faculdade Oswaldo Cruz – São Paulo/SP. Técnico Químico (CRQ) – Formação no Colégio do Carmo em Santos/SP (1980). Instrutor da ABRACO (2008 até hoje). Supervisor de Projetos na International Paint (2005 até hoje) Assistente de Serviços à cliente na Sherwin-Williams (1996 – 2004). Supervisor de Controle de Qualidade na empresa de pintura GRC (1995). Técnico Químico no Laboratório de Tintas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT (1984 – 1994). Presidente de grupos na ABNT
Publicações (Co-autor): 2004 Tintas & Vernizes – ABRAFATI (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 2004 Apostila Técnica – Tintas SUMARÉ (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 2003 Tratamento de Superfície e Pintura – IBS e CBCA (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes 2001 Manual do Vendedor – Tintas Sumaré - (Celso Gnecco, Roberto Mariano e Fernando Fernandes); 1994 Manual de Pintura – IPT (Godofredo E. Winnischofer, Lígia A. A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1993 Cartilha do Pintor – Pinturas Ypiranga S/A (Celso Gnecco e Fernando Fernandes); 1992 Desempenho de Sistemas de Pintura – ABRACO/IPT (Lígia A.A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1991 Manual de Pintura – ELETROPAULO (Celso Gnecco, Lígia A. A. A. de Souza e Fernando Fernandes); 1990 Guia do Pintor – Pinturas Ypiranga S/A, Autores (Celso Gnecco e Fernando Fernandes).
Florentina Francisca de Melo
Técnica química, especializada em corrosão ,certificada como inspetora de pintura industrial ABRACO Nível 2. Possui 30 anos de experiencia nas áreas de controle de qualidade e desenvolvimento nas industrias de tinta, naval, off shore. Atuou também com pesquisa na área de corrosão no INT (Instituto Nacional de Tecnologia).
Gerson Vianna Vieira
Pesquisador do Laboratório Corrosão, Controle de Qualidade em Tintas e Revestimentos (CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobras). Inspetor de Pintura Níveis I e II (PETROBRAS). Instrutor do Curso da ABRACO para a qualificação de Inspetores de Pintura Industrial Nível I. Membro da Comissão de Estudo de Pintura Anticorrosiva do CB 43 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Hermano Cezar Medaber Jambo
Engenheiro metalúrgico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Eletroquímica e Corrosão, pela COPPE/UFRJ / King Saud University. Na área acadêmica, foi instrutor da disciplina Corrosão na Universidade do Estado do Rio de janeiro, UERJ, e das disciplinas de Processos de Fabricação Mecânica, Corrosão e de Laboratório de Ensaios Mecânicos na Universidade Souza Marques. Atualmente é instrutor dos cursos de Corrosão e Deterioração de Equipamentos da Universidade Petrobras. É autor de vários trabalhos técnicos, publicados no Brasil e no exterior. Começou sua carreira no Centro Tecnológico do Exército, CTEx, na área de Materiais e posteriormente ingressou na Petrobras iniciando suas atividades no setor de Inspeção de Equipamentos na Refinaria Duque de Caxias, REDUC. Atualmente, lotado na Gerência de Tecnologia de Inspeção de Equipamentos da Petrobras, atua como Consultor Técnico Master, onde presta assessoria técnica nas áreas de seleção de materiais, inspeção, corrosão e análise de falhas.
João Paulo Klausing Gevásio
Engenheiro eletricista pelo CEFET-MG (2004), com pós-graduação Latu Sensu em Engenharia de Dutos pela PUC-RJ (2008) e mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ (2018). Consultor em Proteção Anticorrosiva com ênfase em Proteção Catódica na PETROBRAS, onde trabalha desde 2006 no setor de Engenharia de Dutos Terrestres. Principais atividades: projeto, assistência técnica, docência, pesquisa e desenvolvimento. Coordenador Técnico da Comissão de Proteção Catódica e da Comissão Especial de Mitigação de Interferências Elétricas da ABNT. Certificação NACE CP-3 (Cathodic Protection Technologis).
Juliana Lopes Cardoso
Bacharela em Engenharia Elétrica e Tecnóloga em Materiais, processos e componentes eletrônicos. Possui duas especializações em gestão (de projetos e de pessoas), além de mestrado e doutorado na área de engenharia, envolvendo sensores eletroquímicos e eletrodeposição de ligas, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Docente eventual no ensino superior (graduação e pós-graduação). Atua, desde 2011, no Laboratório de Corrosão e Proteção do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com experiência em ensaios de desempenho de inibidores, modelagem e aplicação de proteção catódica em fundo de tanques, corrosão em concreto, corrosão em juntas soldadas e avaliação de eletrodos de referência.
Laerce de Paula Nunes
Engenheiro Metalúrgico, com 30 anos de experiência nas áreas de corrosão, pintura industrial e proteção catódica. Autor de livros e vários trabalhos técnicos nessas áreas. Áreas de atuação como consultor: Pintura industrial, Proteção Catódica e Revestimentos Anticorrosivos.
Lucia Fullalove
Lúcia Helena Afilhado dos Santos Fullalove - FICorr, MSc, BSc, ICorr Inspetora de Pintura Industrial Nível 2.
Engenheira Química formada pela Universidade do Rio de Janeiro em 1975 e com mestrado (MSc) em Ciência da Corrosão e Engenharia pela Universidade de Manchester em 1983/1984, é também uma associada sênior do Instituto de Corrosão do Reino Unido (ICorr – UK).
Com mais de 40 anos de experiência industrial que começou no Brasil e continuou no Reino Unido.
No Brasil trabalhou na indústria de manufatura como engenheira de processo e controle de qualidade.
No Reino Unido, trabalhou como engenheira de controle de qualidade e controle de processos na Lotus Cars, Rolls Royce Motor Cars e como Consultora de Corrosão com a CAPCIS Ltd e com a AEA Technology. Na Highways England (então Highways Agency) em 1999 atuou como especialista em Pintura e Proteção contra Corrosão. Depois também na HE trabalhou como especialista em ‘ Lean’, gerenciando a Pesquisa Colaborativa de ‘Lean’ entre HE e universidades do Reino Unido. No ICorr, atua ativamente no Comitê de Treinamento e Desenvolvimento Profissional do ICorr (PDTC).
É embaixadora STEM (Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática) para incentivar jovens em carreiras nas áreas de STEM, trabalhando junto à escolas, colégios e universidades.
Publicou artigos técnicos ao longo dos anos e fez apresentações em Congressos e Seminários NACE, ICORR e na Associação Brasileira de Corrosão (ABRACO) em Proteção contra Corrosão e, recentemente, na aplicação da filosofia Lean em Corrosão.
Trabalhou para a IMechE (Instituição de Engenharia Mecânica do UK) AR (Argyll Ruane) no centro de treinamento para testes não destrutivos dos cursos de Inspeção Industrial de Revestimentos e de Proteção Catódica do ICorr.
Luiz Paulo Gomes
Engenheiro pela UFF, curso de Engenharia de Equipamentos de Petróleo pela PETROBRAS, membro da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas, Diretor da IEC-Instalações e Engenharia de Corrosão, autor do livro Sistemas de Proteção Catódica, colunista técnico da revista italiana IPCM-Protective Coatings e autor de mais de uma centena de artigos técnicos sobre proteção catódica apresentados em congressos, seminários, revistas e periódicos.
Márcio Bispo de Almeida
Técnico em Metalurgia – Escola SENAI Nadir Dias de Figueiredo. 2010-hoje – Técnico especializado nível três – IPT. Exerce atividade de coordenação de equipes no laboratório de corrosão, execução e desenvolvimento de ensaios na área de corrosão e proteção, inspeção e montagem de ensaios em campo, avaliação de pintura em instalações e equipamentos, ensaios físicos em tintas liquida, aplicação de revestimentos, avaliação de sistemas de proteção catódica, avaliação de processos e produtos para indústrias de galvanoplastia, instrutor para troca de cupons em tubulações de empresas petroquimicas. 2010-hoje – Instrutor da ABRACO no curso para qualificação de inspetores de pintura industrial nível 1 – ministra treinamento pratico e teórico nas aulas de falhas e defeitos em pintura industrial e ensaios. 2006-2010 – Técnico em metalurgia – Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas - FIPT. Execução de ensaios acelerados de corrosão, ensaios em tintas liquidas, ensaios em revestimentos orgânicos e inorgânicos, ensaios em tubulações de petróleo e derivados (corrosão interna e externa de dutos); 1999-2005 – Técnico em metalurgia nível um – Fundação André Tosello. Execução de ensaios acelerados de corrosão, ensaios em tintas liquidas, ensaios em revestimentos orgânicos e inorgânicos.
Ricardo Bastos Mouro
Formação acadêmica: MBA em gestão empresarial término setembro 2014 - instituição: CANDIDO MENDES; MBA engenharia de equipamentos 2008 - instituição: FUNCEFET; químico tecnológico 2006; tecnólogo em processamento de petróleo e gás natural 2006 - instituição: Universidade Gama Filho - CRQ: 03250990 / CREA: 2007146909; técnico em química 1994 - instituição: Colégio Souza Marques - CRQ: 03417324. Experiência profissional: Universidade CANDIDO MENDES - 01/01/2010 até o momento - professor universitário – cadeira de química experimental. COLÉGIO SIMONSEM - 01/01/2008 até 31/12/2010 – professor de curso técnico de petróleo e gás. Trabalhou na IEC Instalações e Engenharia de Corrosão LTDA – 03/2015 até 03/2020 como Gerente Técnico Comercial. Logo após ingressou no TEAM do Brasil como Gerente de Contas até novembro de 2020 e a partir de janeiro 2021, atua como Gerente de Serviços da Unidade de Negócios Inspeção e Corrosão da ASELCO até o presente momento.
Ricardo Leite Ribeiro
Técnico em química e em eletrônica;
30 anos de experiência em Protective e Marine Coatings;
Coordenador da assistência técnica AkzoNobel – International Paints;
SNQC-CP IPI N2;
Nace Coating Inspector L2;
Nace OCAT Technician;
SSPC Member.
Roberto Mariano
Bacharel em Física, graduado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP , em 1980.Trabalhou durante dez anos no Laboratório de Tintas e Vernizes da Divisão de Química e Eng. Química do IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A, iniciando em abril de 1975, saindo em junho de 1985.Foi o responsável pela Assistência Técnica da Tintas Sumaré e posteriormente Sherwin-Willliams do Brasil, durante 20 anos, e nos últimos 15 anos foi o Gerente de Produtos e Serviços a Clientes, tendo iniciado em junho de 1985 e saído em maio de 2005. Participou e tem participado de Seminários, Cursos e Palestras Técnicas como palestrante e instrutor na área de Tintas e Pintura anticorrosiva, desde 1978. Na INTERNATIONAL PAINT, desde outubro de 2005, exerceu a função de Supervisor de Projetos no Protective Coatings até dezembro de 2015.
Rosileia Mantovani
Engenheira Química graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com MBA em Marketing.
Com 33 anos de experiência profissional, visão global de gestão empresarial e sólidos conhecimentos em tintas, vernizes e revestimentos em geral, carreira desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte, como a Texsa, AkzoNobel (International), Jotun e Hempel.
Iniciou sua carreira em laboratório de pesquisa e desenvolvimento, como química formuladora de tintas, passando depois pelas áreas de suporte e assistência técnica, treinamentos, marketing, desenvolvimento de negócios e diretoria técnica.
Participa de vários cursos no exterior, não somente relacionados à proteção anticorrosiva, como outros com ênfase em gestão e liderança de projetos, gerenciamento de processos e desenvolvimento de negócios.
Participa como membro do CB-43, na Comissão de Estudos de Pintura Industrial na ABRACO.
Atualmente é gerente de projetos e especificações da empresa Hempel para a América do Sul.
Segehal Matsumoto
Químico Industrial, Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em: Pintura naval - obras novas, reparos e manutenção de bordo; Pintura industrial e offshore; Pintura interna de tanques; Inspeção, diagnóstico, levantamento de dados de pintura industrial. Instrutor da ABRACO, do Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial - Níveis 1 e 2, desde 1986 (preparação de superfície, aplicação de tintas, aulas práticas, interpretação de Normas Petrobras, ABNT, ISO, SSPC, NACE). Outras experiências profissionais: Stoncor Group - Tintas Carboline - São Paulo/SP (1999-2001); Tintas Renner S/A - Kansai Marine Paints - JP | Divisão de tintas marítimas e manutenção (1995-1999); Tintas Internacional S/A - International Marine Coatings - UK | Technical Service Manager (1978-1994); Lithcote do Brasil S/A (revestimentos) - São Paulo/SP | Depto. Técnico - aplicador de revestimentos anticorrosivos (1971-1978). Viagens e outras informações: New Castle – International Paint - UK – diversos treinamentos técnicos focados em pintura marítima; Hyunday Shipyard – Coréia do Sul – Acompanhamento de docagem; Cingapura – Treinamento para aplicação de Self Polish Copolymer, antifouling em fundo de embarcação; Lisnave – Portugal – Acompanhamento de docagem; HDW – Hamburgo – Alemanha – Acompanhamento de docagem; Houston – EUA – Treinamento para aplicação de tinta epoxy sem solvente com airless spray duplo com aquecimento; Argentina – Estaleiro Tandanor (docagem) – Plataforma Henrique; Mosconi (manutenção e blindagem da proteção catódica).
Victor Gomes Silva
Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008, com Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense, em 2012, Pós Graduação em Engenharia de Inspeção de Equipamentos pela Universidade Petrobras em 2013 e cursando Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ. Tem experiência na área de corrosão interna e externa na Aracruz Celulose, ES, por onde atuou entre 2008 e 2009 e em Qualificação de Materiais para dutos flexíveis na Technip, por onde atuou em 2009. Desde meados de 2009 atua no CENPES (Petrobras), primeiramente na área de Seleção de Materiais (2009 a 2013) e posteriormente na área de Monitoração da Corrosão Interna (2014 a atual). Atualmente participa de projetos na área de Monitoração através de técnicas não intrusivas e Desenvolvimento de novos dispositivos para Monitoração da Corrosão e também participa do Grupo de Revisão da norma Petrobras de Monitoração da Corrosão Interna, além de ministrar cursos em instituições como SENAI e Universidade Petrobras.
Walmar Baptista
Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Trabalhou durante 32 anos na área de corrosão no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e Engenharia Submarina, com ênfase em Corrosão, atuando principalmente nos seguintes temas: corrosão e proteção catódica de equipamentos submarinos, extensão de vida e descomissionamento de equipamentos submarinos, análise de falhas por corrosão, eletroquímica, equipamentos offshore para produção de gás e óleo. Possui mais de cem trabalhos apresentados em congressos e revistas nacionais e internacionais. Ministra aula em diversos cursos de pós graduação.