Minievento: Ensaios de Campo para Avaliação de Corrosividade em Ambientes Atmosféricos, Solos e Águas

Acessar site do evento

PALESTRANTE
Laerce de Paula Nunes

Especialização em Engenharia de Equipamentos em 1968. Na PETROBRAS, no período 01/02/1968 a 30/06/1995, trabalhou em inspeção de equipamentos, projetos e especificação de sistema de proteção anticorrosiva (revestimentos, pintura industrial, proteção catódica e seleção de materiais). Atuou como Professor, Coordenador e Gerente na Área de Treinamento da Companhia.

De julho de 1995 a fevereiro de 2005, atuou como Consultor na área de Corrosão em grande número de empresas por todo o país. Foi presidente da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO nos biênios 1999/2000, 2009/2010 e 2017/2018. Ministrou centenas de cursos em entidades e empresas tais como: ABRACO, IBP, NTT, ABRAMAN, ÍNTEGRA, IEC, PETROBRÁS, ELETRONUCLEAR, dentre outras.

De março de 2005 até agora, atua como Gerente de Projetos da IEC – Instalações e Engenharia de Corrosão Ltda, empresa especializada em Proteção Catódica.

Possui um expressivo número de trabalhos técnicos publicados nos anais dos congressos, especialmente da ABRACO e do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

Resumo do minicurso

Avaliar a corrosividade dos ambientes onde as estruturas são instaladas é fundamental na escolha da melhor forma de protegê-las contra corrosão.

Nesta palestra, falaremos sobre os levantamentos de campo para avaliar, através de uma metodologia adequada, o risco de corrosão. Serão mostrados os cuidados na execução destes ensaios, bem como a interpretação dos resultados para quantificação do grau de agressividade.