Inspetor de Galvanização por Imersão a Quente

A certificação de Inspetores de Galvanização por Imersão a Quente é realizada pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção (SNQC-CP), conforme os critérios do documento complementar DC 007 (Esquema de Certificação – Inspetor de Galvanização por Imersão a Quente).

Nota: para mais informações sobre o processo de qualificação e certificação de Inspetor de Galvanização por Imersão a Quente, consulte o “Guia do Candidato – Inspetor de Galvanização por Imersão a Quente” e o documento complementar DC 007” (disponíveis na página “Documentos para download”).

Como obter a certificação

As etapas do processo de certificação do SNQC-CP encontram-se descritas a seguir.

1) Envio de documentação

Para se candidatar aos exames de qualificação do SNQC-CP, o candidato deve enviar por e-mail (snqc@abraco.org.br) a seguinte documentação para análise:

a) Formulário para Solicitação de Exame de Qualificação e seus Reexames devidamente preenchido e assinado;

b) Código de Conduta e Ética devidamente preenchido e assinado;

c) Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e assinado;

d) cópia do documento de identificação com foto (RG, carteira de Conselho de Classe, carteira nacional de habilitação ou passaporte);

e) cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso o número do CPF do candidato conste no seu documento de identificação não será exigida a cópia do CPF;

f) cópia do certificado de treinamento (vide nota abaixo), conforme respectiva norma de qualificação;

Nota: para informações sobre o treinamento, entre em contato com o Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ) (www.icz.org.br) pelo e-mail contato@icz.org.br.

g) cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado de conclusão de curso ou carteira de conselho de classe). Não são aceitas declarações;

h) foto do tipo 3×4 recente (digitalizada);

i) cópia dos documentos comprobatórios da experiência profissional mínima exigida na respectiva norma de qualificação.

 

Formas de comprovação da experiência profissional:

a) Empregado: cópia da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas na empresa (enviar as cópias das páginas de identificação com foto, qualificação civil, contratos de trabalho e páginas de mudança de função, caso tenha ocorrido, + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

b) Autônomo: cópia do contrato de trabalho ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

c) Empregado próprio: cópia do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato social + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

 

Orientações para o envio da documentação

A documentação acima deve ser enviada para o e-mail snqc@abraco.org.br, atentando para o atendimento das seguintes orientações:

– um arquivo por tipo de documento (exemplo: um arquivo do formulário de solicitação do exame de qualificação, um arquivo do código de conduta e ética, um arquivo do documento de identificação, um arquivo do comprovante de escolaridade, um arquivo da carteira de trabalho + declaração, entre outros);

– os documentos devem se encontrar completos, legíveis e no formato do tipo pdf (exceto foto 3×4 que poderá ser enviada no formato de imagem – jpg).

Nota: ressaltamos que o recebimento de documentação para o Setor de Certificação ocorrerá apenas pelo e-mail snqc@abraco.org.br.

 

Acompanhamento da análise de documentação

O candidato poderá acompanhar o recebimento, os prazos e o status da análise de sua documentação pela página “Análise de documentação”.

2) Pagamento

Após o envio e aprovação da documentação, o Bureau de Certificação encaminhará ao candidato boleto bancário para o pagamento do exame de qualificação. Consulte em Valores e Taxas os valores cobrados nos exames de qualificação. O boleto bancário será enviado para a área restrita do candidato, onde o mesmo terá acesso por meio de seu login (CPF) e senha.

3) Agendamento do exame de qualificação

Após o pagamento do boleto bancário pelo candidato, o Bureau de Certificação agendará no Centro de Exame de Qualificação (CEQ) solicitado a data de realização do exame de qualificação. O exame será agendado conforme disponibilidade do CEQ e número de candidatos inscritos para a realização dos exames. O Bureau de certificação enviará ao candidato comunicado por escrito com a data agendada para a realização dos exames.

4) Realização dos exames teóricos e práticos

O candidato deve realizar os exames teóricos e práticos de qualificação definidos na respectiva norma de qualificação e norma ABRACO 001 (disponível na página “Documentos para download”).

Notas:

a) os exames de qualificação são aplicados pelos CEQs reconhecidos pelo SNQC-CP;

b) antes da realização dos exames, recomenda-se que o candidato leia atentamente os documentos de instrução aos candidatos para o exame de qualificação de sua ocupação;

c) o profissional reprovado no exame de qualificação pode solicitar a realização de até dois reexames, conforme norma ABRACO 001, devendo realizar o pagamento relacionado ao referido reexame. O prazo para conclusão do processo é de 12 meses, a partir da data de realização do primeiro exame.

5) Emissão de certificado

Em caso de aprovação nos exames de qualificação, o Bureau de Certificação emitirá o certificado do profissional, de modo a formalizar a certificação obtida pelo mesmo.