A recertificação do profissional de proteção catódica de estruturas terrestres é realizada por meio do exame de recertificação.
O exame de recertificação consiste na realização de um exame simplificado que permite a verificação da atualização dos conhecimentos do profissional.
Para solicitar os exames de recertificação do SNQC-CP, o profissional deve enviar por e-mail (snqc@abraco.org.br) a seguinte documentação para análise:
a) Formulário para Solicitação de Recertificação devidamente preenchido e assinado;
b) Código de Conduta e Ética preenchido e assinado. Nesse caso, o profissional ratifica sua concordância com as regras definidas pelo SNQC-CP;
c) Termo de Responsabilidade preenchido e assinado;
d) cópia do documento de identificação com foto (RG, carteira de conselho de classe, carteira nacional de habilitação ou passaporte);
e) cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso o número do CPF do candidato conste no seu documento de identificação não será exigida a cópia do CPF;
f) cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado de conclusão de curso ou carteira de conselho de classe). Não são aceitas declarações;
h) foto do tipo 3×4 recente (digitalizada);
Nota: solicitamos a colaboração dos profissionais para o envio dos documentos digitalizados do documento de identificação com foto, CPF e comprovante de escolaridade como forma de migrar todo o cadastro para a forma digital. Entretanto, somente será obrigatório nos casos de atualização informações ou emissão de nova via decorrente de extravios.
Orientações para o envio da documentação
A documentação acima deve ser enviada para o e-mail snqc@abraco.org.br, atentando para o atendimento das seguintes orientações:
– um arquivo por tipo de documento (exemplo: um arquivo do formulário de solicitação de recertificação, um arquivo do código de conduta e ética, um arquivo do documento de identificação, um arquivo do comprovante de escolaridade e outros);
– os documentos devem se encontrar completos, legíveis e no formato do tipo pdf (exceto foto 3×4 que poderá ser enviada no formato de imagem – jpg).
– todos os formulários se encontram disponíveis na página “Documentos para Download”.
Nota: ressaltamos que o recebimento de documentação para o Setor de Certificação ocorrerá apenas pelo e-mail snqc@abraco.org.br.
Acompanhamento da análise de documentação
O profissional poderá acompanhar o recebimento, os prazos e o status da análise de sua documentação pela página “Análise de documentação”.
O profissional reprovado no exame de recertificação pode solicitar a realização de até dois reexames, conforme norma ABRACO 001, devendo realizar o pagamento relacionado ao reexame.