Manutenção da certificação

A manutenção da certificação do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção (SNQC-CP) consiste no atendimento das etapas descritas abaixo, conforme critérios de cada ocupação.

 

INSPETOR DE PINTURA INDUSTRIAL

A manutenção da certificação deve ser realizada pelo profissional em apenas uma etapa.

Etapa 1: anualmente o profissional deve pagar a taxa de manutenção da certificação.

Nota: o Setor de Certificação enviará anualmente ao profissional certificado um boleto referente à taxa de manutenção de sua certificação. Consulte em “valores e taxas” os valores cobrados para a manutenção da certificação do SNQC-CP.

 

PROFISSIONAL DE PROTEÇÃO CATÓDICA DE ESTRUTURAS TERRESTRES

A manutenção da certificação deve ser realizada pelo profissional em duas etapas.

Etapa 1: anualmente o profissional deve pagar a taxa de manutenção da certificação.

Nota: o Setor de Certificação enviará anualmente ao profissional certificado um boleto referente à taxa de manutenção de sua certificação. Consulte em “valores e taxas” os valores cobrados para a manutenção da certificação do SNQC-CP.

Etapa 2: antes de completar 30 meses, contados a partir da data da certificação, o profissional deve comprovar a prestação de serviços profissionais, mediante o envio de documentação que comprove 12 meses, consecutivos ou não, de atuação na função que se encontra certificado. Essa comprovação pode ser realizada por meio de uma das formas descritas abaixo:

a) Empregado: cópia da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas na empresa (enviar as cópias das páginas de identificação com foto, qualificação civil, contratos de trabalho e páginas de mudança de função, caso tenha ocorrido + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP). Neste caso, a apresentação da declaração somente será obrigatória quando não for especificada na carteira profissional a função que o mesmo se encontra certificado;

b) Autônomo: cópia do contrato de trabalho ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

c) Empregado próprio: cópia do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato social + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

 

Orientações para o envio da documentação

– A documentação requerida deve ser enviada para o e-mail snqc@abraco.org.br.

– Os documentos devem se encontrar completos, legíveis e no formato do tipo pdf (exceto foto 3×4 que poderá ser enviada no formato de imagem – jpg).

Nota: ressaltamos que o Setor de Certificação receberá apenas pelo e-mail snqc@abraco.org.br.

 

INSPETOR DE GALVANIZAÇÃO POR IMERSÃO A QUENTE

A manutenção da certificação deve ser realizada pelo profissional em duas etapas.

Etapa 1: anualmente o profissional deve pagar a taxa de manutenção da certificação.

Nota: o Setor de Certificação enviará anualmente ao profissional certificado um boleto referente à taxa de manutenção de sua certificação. Consulte em “valores e taxas” os valores cobrados para a manutenção da certificação do SNQC-CP.

Etapa 2: antes de se completar 30 meses, contados a partir da data da certificação, o profissional deve comprovar a efetiva prestação de serviços profissionais de inspeção de galvanização por imersão a quente por um período mínimo de 6 meses, consecutivos ou não, mediante documentos exigidos pelo Setor de Certificação. Essa comprovação pode ser realizada por meio de uma das formas descritas abaixo:

a) Empregado: cópia da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas na empresa (enviar as cópias das páginas de identificação com foto, qualificação civil, contratos de trabalho e páginas de mudança de função, caso tenha ocorrido + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP). Neste caso, a apresentação da declaração somente será obrigatória quando não for especificada na carteira profissional a função que o mesmo se encontra certificado;

b) Autônomo: cópia do contrato de trabalho ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

c) Empregado próprio: cópia do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato social + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

 

Orientações para o envio da documentação

– A documentação requerida deve ser enviada para o e-mail snqc@abraco.org.br;

– Os documentos devem se encontrar completos, legíveis e no formato do tipo pdf (exceto foto 3×4 que poderá ser enviada no formato de imagem – jpg).

Nota: ressaltamos que o Setor de Certificação receberá apenas pelo e-mail snqc@abraco.org.br.