Inspetor de Pintura Industrial

A certificação de Inspetores de Pintura Industrial é outorgada pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção, conforme a norma ABNT NBR 15218. As atividades exercidas pelos profissionais, os níveis de certificação e outras informações relacionadas à qualificação e certificação de Inspetores de Pintura Industrial, se encontram descritas na norma ABNT NBR 15218.

Nota: para adquirir a norma ABNT NBR 15218, entre em contato com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o órgão responsável pelas normas brasileiras. Acesse: www.abnt.org.br

Para mais informações sobre o processo de qualificação e certificação de Inspetores de Pintura Industrial, consulte o “Guia do Candidato – Inspetor de Pintura Industrial” (disponível na página “Documentos para download”).

Como obter a certificação

As etapas do processo de certificação do SNQC-CP encontram-se descritas a seguir.

1) Envio de documentação

Para se candidatar aos exames de qualificação do SNQC-CP, o candidato deve enviar por e-mail (snqc@abraco.org.br) a seguinte documentação para análise:

a) Formulário para Solicitação de Exame de Qualificação, Recertificação e Reexame devidamente preenchido e assinado;

b) Código de Conduta e Ética preenchido e assinado;

c) Atestado médico de acuidade visual devidamente preenchido, conforme formato definido pelo Sistema e dentro da validade de 6 meses;

d) Termo de Responsabilidade preenchido e assinado;

e) Cópia do documento de identificação com foto (RG, carteira de Conselho de Classe, carteira nacional de habilitação ou passaporte);

f) Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso o número do CPF do candidato conste no seu documento de identificação não será exigida a cópia do CPF;

g) Cópia do certificado de treinamento, conforme norma de qualificação específica;

h) Cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado de conclusão de curso ou carteira de Conselho de Classe). Não são aceitas declarações;

i) Foto do tipo 3×4 recente (digitalizada);

j) Cópia dos documentos comprobatórios da experiência profissional mínima exigida na norma de qualificação específica.

Como provar a experiência profissional

a) Empregado: cópia da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas na empresa (enviar as cópias das páginas de identificação com foto, qualificação civil, contratos de trabalho e páginas de mudança de função, caso tenha ocorrido, + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

b) Autônomo: cópia do contrato de trabalho ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

c) Empregado próprio: cópia do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato social + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

 

Orientações para o envio da documentação:

A documentação requerida deve ser enviada para o e-mail snqc@abraco.org.br, atentando para o atendimento das seguintes orientações:

– um arquivo por tipo de documento (exemplo: um arquivo do formulário de solicitação do exame de qualificação, um arquivo do código de conduta e ética, um arquivo do atestado de acuidade visual, um arquivo do documento de identificação, um arquivo do comprovante de escolaridade, um arquivo da carteira de trabalho + declaração, entre outros);

– os documentos devem se encontrar completos, legíveis e no formato do tipo pdf (exceto foto 3×4 que poderá ser enviada no formato de imagem – jpg).

OBS: Ressaltamos que o Setor de Certificação receberá apenas pelo e-mail snqc@abraco.org.br.

 

Acompanhamento da análise de documentação:

O candidato poderá acompanhar o recebimento, os prazos e o status da análise de sua documentação pela página “Análise de documentação”.

 

2) Pagamento

Após o envio e aprovação da documentação, o Bureau de Certificação encaminhará ao candidato boleto bancário para o pagamento do exame de qualificação. Consulte em Valores e Taxas os valores cobrados nos exames de qualificação. O boleto bancário será enviado para a área restrita do candidato, onde o mesmo terá acesso por meio de seu login (CPF) e senha.

 

3) Agendamento do exame de qualificação

Após o pagamento do boleto bancário pelo candidato, o Bureau de Certificação agendará no CEQ solicitado a data de realização do exame de qualificação. O exame será agendado conforme disponibilidade do CEQ escolhido e número de candidatos inscritos para o CEQ. O Bureau de certificação enviará ao candidato comunicado por escrito com a data agendada para a realização dos exames.

 

4) Realização dos exames teóricos e práticos

O candidato deve realizar os exames teóricos e práticos de qualificação definidos na norma de qualificação específica e na norma ABRACO-001 (disponível na página “Documentos para download”).

OBS:

I) os exames de qualificação são aplicados pelos Centros de Exames de Qualificação (CEQ) reconhecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

II) antes da realização dos exames, recomenda-se que o candidato leia atentamente os documentos de instrução aos candidatos para o exame de qualificação de sua ocupação.

III) o profissional reprovado no exame de qualificação pode solicitar a realização de até dois reexames, conforme norma ABRACO 001, devendo realizar o pagamento relacionado ao referido reexame. O prazo para conclusão do processo é de 12 meses, a partir da data de realização do primeiro exame.

 

5) Emissão de certificado

Em caso de aprovação nos exames de qualificação, o Bureau de Certificação emitirá o certificado e a carteira de identificação do profissional, de modo a formalizar a certificação obtida pelo mesmo.