Inspetor de Pintura Industrial

A certificação de Inspetores de Pintura Industrial é realizada pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção, conforme a norma ABNT NBR 15218. Sendo assim, as atividades exercidas pelos profissionais, os níveis de certificação e outras informações relacionadas à qualificação e certificação de Inspetores de Pintura Industrial, se encontram descritas na norma ABNT NBR 15218.

Nota: Para adquirir a norma ABNT NBR 15218, entre em contato com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o órgão responsável pela comercialização de normas brasileiras. Acesse: www.abnt.org.br

Para mais informações sobre o processo de qualificação e certificação de Inspetores de Pintura Industrial, consulte o “Guia do Candidato – Inspetor de Pintura Industrial” (disponível na página “Documentos para download”).

Como obter a certificação

As etapas do processo de certificação do SNQC-CP encontram-se descritas a seguir:

1) Envio de documentação

Para se candidatar aos exames de qualificação do SNQC-CP, o candidato deve enviar por e-mail (snqc@abraco.org.br) a seguinte documentação para análise:

a) Formulário para Solicitação de Exame de Qualificação, Recertificação e Reexame devidamente preenchido e assinado;

b) Código de Conduta e Ética preenchido e assinado;

c) Atestado médico de acuidade visual devidamente preenchido, conforme formato definido pelo Sistema e dentro da validade de 6 meses;

d) Termo de Responsabilidade preenchido e assinado;

e) Cópia do documento de identificação com foto (RG, carteira de Conselho de Classe, carteira nacional de habilitação ou passaporte);

f) Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso o número do CPF do candidato conste no seu documento de identificação não será exigida a cópia do CPF;

g) Cópia do certificado de treinamento, conforme respectiva norma de qualificação;

h) Cópia do comprovante de escolaridade (diploma, certificado de conclusão de curso ou carteira de Conselho de Classe). Não são aceitas declarações;

i) Foto do tipo 3×4 recente (digitalizada);

j) Cópia dos documentos comprobatórios da experiência profissional mínima exigida na respectiva norma de qualificação.

Formas de comprovação da experiência profissional:

a) Empregado: cópia da carteira profissional comprovando vínculo empregatício e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ, especificando as atividades desenvolvidas na empresa (enviar as cópias autenticadas das páginas de identificação com foto, qualificação civil, contratos de trabalho e páginas de mudança de função, caso tenha ocorrido, + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

b) Autônomo: cópia do contrato de trabalho ou do RPA com recolhimento comprovado do INSS e a declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP);

c) Empregado próprio: cópia do contrato social da empresa e declaração em papel timbrado da empresa com carimbo de CNPJ (contrato social + declaração de atividades, de acordo com o Modelo de Declaração de Experiência Profissional do SNQC-CP).

 

Orientações para o envio da documentação:

A documentação acima deve ser enviada para o e-mail snqc@abraco.org.br, atentando para o atendimento das seguintes orientações:

– um arquivo por tipo de documento (exemplo: um arquivo do formulário de solicitação do exame de qualificação, um arquivo do código de conduta e ética, um arquivo do atestado de acuidade visual, um arquivo do documento de identificação, um arquivo do comprovante de escolaridade, um arquivo da carteira de trabalho + declaração, entre outros);

– os documentos devem se encontrar completos, legíveis e no formato do tipo pdf (exceto foto 3×4 que poderá ser enviada no formato de imagem – jpg).

OBS: Ressaltamos que o recebimento de documentação para o Setor de Certificação ocorrerá apenas pelo e-mail snqc@abraco.org.br.

 

Acompanhamento da análise de documentação:

O candidato poderá acompanhar o recebimento, os prazos e o status da análise de sua documentação pela página “Análise de documentação”.

 

2) Pagamento

Após o envio e aprovação da documentação, o Bureau de Certificação encaminhará ao candidato boleto bancário para o pagamento do exame de qualificação. Consulte em Valores e Taxas os valores cobrados nos exames de qualificação. O boleto bancário será enviado para a área restrita do candidato, onde o mesmo terá acesso por meio de seu login (CPF) e senha.

 

3) Agendamento do exame de qualificação

Após o pagamento do boleto bancário pelo candidato, o Bureau de Certificação agendará no CEQ solicitado a data de realização do exame de qualificação. O exame será agendado conforme disponibilidade do CEQ escolhido e número de candidatos inscritos para o CEQ. O Bureau de certificação enviará ao candidato comunicado por escrito com a data agendada para a realização dos exames.

 

4) Realização dos exames teóricos e práticos

O candidato deve realizar os exames teóricos e práticos de qualificação definidos na respectiva norma de qualificação e norma ABRACO-001 (disponível na página “Documentos para download”).

OBS:

I) Os exames de qualificação são aplicados pelos Centros de Exames de Qualificação (CEQ) reconhecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

II) Antes da realização dos exames, recomenda-se que o candidato leia atentamente os documentos de instrução aos candidatos para o exame de qualificação de sua ocupação.

III) O profissional reprovado no exame de qualificação pode solicitar a realização de até dois reexames, conforme norma ABRACO 001, devendo realizar o pagamento relacionado ao referido reexame. O prazo para conclusão do processo é de 12 meses, a partir da data de realização do primeiro exame.

 

5) Emissão de certificado

Em caso de aprovação nos exames de qualificação, o Bureau de Certificação emitirá o certificado e a carteira de identificação do profissional, de modo a formalizar a certificação obtida pelo mesmo.