No último dia 23/09/25, a Comissão de Estudo Especial de Mitigação de Interferências Elétricas se reuniu no IPT, em São Paulo, para conversar sobre a prevenção e controle de interferências em dutos.
O coordenador do grupo, João Paulo, da Petrobras, destacou a importância da integração técnica entre empresas de diferentes setores, como transporte e distribuição de dutos, ferroviário e energia elétrica, visando garantir uma convivência harmônica.
Entre as ações previstas estão a criação de um mapa geral de interferências elétricas, a realização de palestras e a análise de problemas específicos.
A reunião contou com a participação de profissionais da Petrobras, Transpetro, Logum, Comgás, Motiva, IEC Engenharia, ACR Valente e IPT-SP.
Com o apoio institucional da ABRACO, IPT-SP e ABNT, o grupo pretende realizar pelo menos três encontros anuais em formato híbrido. O plano inclui a rotatividade dos locais das reuniões presenciais, visando estimular a interação técnica entre as empresas.
Esta é uma nova etapa da Comissão, que foi responsável pela elaboração das normas NBR 15653, partes 1 e 2, de mitigação de interferências elétricas em dutos causadas por sistemas de corrente alternada e contínua, respectivamente.
João Paulo ressaltou ainda que, embora o foco inicial seja em casos do estado de São Paulo, profissionais das áreas de dutos, ferrovias e energia elétrica de todo o país estão convidados a participar.