O retorno aguardado...

IMG_3239

 

Após decorridos 40 anos da realização do 7th International Congress on Metallic Corrosion, no Rio de Janeiro, retorna agora ao Brasil como o 21st International Corrosion Congress sob a égide do International Corrosion Council – ICC.

O primeiro Congresso Internacional de Corrosão Metálica foi realizado em Londres, em abril de 1961, promovido pelo International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), tendo como Presidente Sir Harry Melville, K.C.B., D.Sc., F.R.S., Diretor do Departamento de Pesquisa Científica e Industrial do Reino Unido, como reconhecimento da importância do assunto, pelo Governo.

O Segundo Congresso foi realizado em 1963, em Nova Iorque quando foi criado pelo Dr. Edward C. Greco o Permanent Council of International Congress of Metallic Corrosion tendo como objetivo manter permanente a realização dos mesmos.

Dando continuidade, o Terceiro Congresso foi realizado em Moscou, em 1966 e o Quarto Congresso, realizado em 1969, em Amsterdam, na Holanda, ocasião em que o Prof. Marcel Pourbaix, transformou aquele Conselho Permanente no atual International Corrosion Council – ICC.

A ABRACO, ciente da importância deste renomado evento, esteve presente no 20th Congress realizado recentemente em Praga – República Tcheca, representada pela Dra. Zehbour Panossian e Dra. Simone Brasil, ambas representantes do Brasil no Conselho Internacional de Corrosão – ICC e ainda pela Ex-Presidente Dra. Denise Sousa, que apresentaram, na reunião do Conselho ali realizada, a candidatura do Brasil como sede do 21st International Corrosion Congress. Ao ser votada nossa proposta, numa acirrada disputa, o Brasil recebeu um voto a mais em relação à candidatura do Canadá.

É com grande louvor e satisfação que a ABRACO, representando o Brasil, informa esta grande conquista, contando com o apoio de todos no sentido de realizarmos um evento de grande sucesso.

Este Congresso será realizado no ano 2020, tendo sido escolhido para sede a cidade de São Paulo. A coordenação geral desse evento está a cargo da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO, como aconteceu na vez anterior.