Regras da Qualificação

Procedimento para Processo de Qualificação de Pintor Industrial

Introdução


Modelo de qualificação desenvolvido pela ABRACO, para os profissionais de pintura (pintores industriais Nível 1), que tem como base a Norma Brasileira ABNT NBR 16378 (Critérios para Qualificação e Certificação de Pintores Industriais, Jatista e Hidrojatista) que estabelece:

  1. Treinamento de sessenta horas para Pintor Industrial com experiência profissional;  
  2. Treinamento de duzentas horas para Pintor Industrial sem experiência profissional;
  3. Conteúdo programático, conforme estabelecido na Norma ABNT NBR 16378 – Anexo A.

A importância da Qualificação do Profissional de Pintura (Pintor Industrial)


O objetivo da ABRACO é implantar uma nova sistemática que busca simplificar o processo de reconhecimento do profissional de pintura (pintor industrial) através da qualificação.

Os profissionais qualificados pela ABRACO, ou seja, aprovados na avaliação escrita e prática serão diferenciados no mercado através da criação de um banco de dados no site da ABRACO que ficará disponível para consulta por empresa e/ou instituições quando houver necessidade de informação e/ou contratação de profissionais qualificados no mercado.

A ABRACO credencia centros para treinamento de profissionais os quais serão posteriormente qualificados pela ABRACO através de avaliação técnica escrita e prática.

As instituições que buscam credenciamento como Centro de Treinamento, deverão atender aos requisitos estabelecidos no procedimento “Requisitos para realização de parcerias e reconhecimento de organismo de treinamento da ABRACO”.

A relação dos Centros de Treinamento credenciados encontra-se disponível no site da ABRACO (www.abraco.org.br/abraco-cursos/parceiros-credenciados/).

A ABRACO somente fará a avaliação escrita e prática em profissionais, para fins de Qualificação, que realizaram treinamento nos Centros credenciadas pela Associação, após a data de início do processo de Qualificação.

O processo de Qualificação a ser realizado pela ABRACO nas condições informadas acima terá início a partir de 01/09/2019.

Entenda como Funciona o Processo de Qualificação


A Qualificação, é a capacitação mais rápida do profissional sem o trâmite administrativo do processo de certificação, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e contribuindo para um bom desempenho na atividade.

A Qualificação já é uma prática amplamente adotada por diversas Instituições Internacionais. A ABRACO busca o reconhecimento e parceria junto a estas Instituições. Esse reconhecimento é importante para o profissional, pois atenderá à abertura do mercado nacional para empresas estrangeiras.

É facultado ao profissional, optar pela etapa adicional de certificação, desde que venha atender em sua totalidade as regras e regulamentos que são exigidos na Norma ABNT NBR 16378. Estas informações devem ser obtidas através do Organismo Certificador competente.

Processo de Qualificação


Os requisitos para o processo da qualificação são:

  1. Para se submeter ao processo de Qualificação o profissional deverá comprovar os requisitos descritos na norma ABNT NBR 16378, quanto a escolaridade, experiência e treinamento;
  2. O treinamento será realizado apenas nos Centros de Treinamento credenciados pela ABRACO;
  3. A avaliação dos profissionais será realizada pela ABRACO em 2 etapas: 

    – Avaliação escrita – prova contendo 20 questões abrangendo o conteúdo programático da norma ABNT NBR 16378 anexo A,

    – Avaliação prática – cumprimento da lista de verificação (LV) da atividade exercida pelo pintor em campo;

    Os exames serão solicitados e realizados nos Centros de Treinamento credenciados pela ABRACO.

  4. Para fins de aprovação, os profissionais terão que obter a nota mínima de 7 na avaliação escrita e cumprimento integral da LV na avaliação prática;
  5. O certificado de qualificação será datado com base na ultima avaliação em que o profissional foi aprovado, seja escrita ou prática e será incluído no banco de dados no site da ABRACO;
  6. A validade do Certificado de Qualificação será de 36 meses;
  7. Após o fim do prazo de validade de seu certificado o profissional deverá revalidá-lo, conforme estabelecido no item 7 abaixo.
  8. Em caso de reprovação em um dos exames ou em ambos (avaliação escrita e/ou prática), o profissional poderá fazer até 2 reexames de cada avaliação. Se não for aprovado, o profissional deverá passar por uma reciclagem e posteriormente realizar nova avaliação;

Experiência Profissional


  1.  Com experiência profissional: Profissionais com experiência de 12 meses de atuação como pintor industrial, comprovada em carteira de trabalho (CTPS), conforme Tabela 1 da norma ABNT NBR 16378 – treinamento com carga horária de 60 horas.
  2. Sem experiência profissional: Profissionais sem experiência, conforme Tabela 1 da norma ABNT NBR 16378 – treinamento com carga horária de 200 horas, realizado a distância (EAD),  ou presencial. A parte prática aplicada no treinamento deverá ser presencial.
  3. Sem avaliação técnica prática: Para os profissionais que se submeteram ao processo de avaliação técnica, após o treinamento com carga horária de 80 horas, apenas por exame de avaliação escrita realizado pela ABRACO, independentemente de onde foram treinados e na data em que foram obtidos, terão os seus certificados de avaliação técnica reconhecidos e terão um prazo de 12 meses para a realização da avaliação prática, após implementação do  processo de Qualificação. Estes profissionais deverão neste período, complementar o processo de qualificação realizando o exame de avaliação prática nos centros de treinamentos credenciados;
  4. Com avaliação prática piloto: Para os profissionais que participaram da avaliação pratica piloto e que foram aprovados terão os seus certificados de qualificação emitidos com a data de aprovação deste documento.

 

Requisitos da Qualificação estabelecidos na Norma ABNT NBR 16378 (Tabela 1):


Ocupação Escolaridade min./certificação Experiência profissional (meses) Treinamento (horas)
Pintor Industrial Nível 1 5º ano do Ensino Fundamental 0 200
Pintor Industrial Nível 1 5º ano do Ensino Fundamental 12 (como pintor industrial) 60

 

Informações


E-mail: qualipintor@abraco.org.br

Telefone: (21) 2516-1962