Curso para Qualificação de Inspetor de Pintura Industrial Nível 1 - Presencial - Rio de Janeiro


Próxima turma: 10 jun 2024 — 22 jun 2024
Carga Horária: 88 horas
Endereço: Avenida Venezuela, 27 - Sala 418 - Centro, Rio de Janeiro
Ver no Google Maps

TURMA PRESENCIAL NO RIO DE JANEIRO (SEDE ABRACO)

Turma confirmada. Inscrições encerradas.

 

Manual do aluno

Antes de realizar sua inscrição, recomendamos a leitura e ciência do Manual do Aluno. Para acessar, clique aqui

Público alvo

Empresas e profissionais ligados ao setor de tintas e pintura industrial.

Objetivos

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar a função de Inspetor de Pintura Industrial, e ainda possibilitar a qualificação, habilitando-os a zelar pelas ações de prevenção e detecção de defeitos de pintura industrial, como prescrito nas atividades exercidas pelo Inspetor de Pintura Industrial.

Metodologia

O Curso será realizado através de aula expositiva, vídeos de treinamento, bem como estudos de caso e exercícios. As aulas presenciais serão realizadas na sede da ABRACO, no Rio de Janeiro (Avenida Venezuela, 27 – Centro – RJ) durante o período de 8h às 17h e de segunda à sábado

Nota 1: É requerido aos alunos que tragam um notebook ou tablet para otimizar o acompanhamento das aulas, facilitando a realização de anotações e permitindo o compartilhamento de slides ou figuras com uma resolução mais aprimorada.

Nota 2: No primeiro dia de aula, a ABRACO irá entregar aos alunos, de forma impressa, o book de normas da ABNT e da Petrobras para consulta e utilização dos alunos durante o curso. 

Programa

  • Corrosão
  • Conceituação de Pintura e Esquema
  • Constituintes de uma Tinta
  • Propriedades Fundamentais da Película
  • Mecanismo de Formação da Película
  • Principais Mecanismos de Proteção
  • Principais Veículos
  • Principais Pigmentos
  • Solventes e Diluentes
  • Principais Tintas
  • Preparação da Superfície para Pintura
  • Principais Métodos de Aplicação
  • Aplicação de Esquemas de Pintura
  • Esquemas de Pintura
  • Retoques em Esquemas de Pintura
  • Inspeção de Recebimento de Tintas
  • Controle de Qualidade
  • Falhas e Defeitos
  • Documentação do Sistema da Qualidade

Certificado digital

O certificado deste treinamento é digital e será enviado, exclusivamente, por e-mail e no prazo de até 30 dias, a contar a partir da data de divulgação dos resultados.   

Valor

  • Sócios: R$ 4.132,80 Associe-se agora
  • Não-sócios: R$ 5.166,00
    Inclui: material didático e certificado.

Formas de pagamento

As inscrições poderão ser pagas através de boleto bancário (parcela única) ou cartão de crédito – o pagamento através do cartão de crédito será realizado através do site Pag Seguro. O parcelamento poder ser feito em até 10 vezes, sendo cobrada uma taxa de juros de 3,49 % ao mês.

Os boletos ou o link para o pagamento por cartão de crédito somente será enviado para o candidato após o recebimento da documentação completa, pelo setor de cursos.

Observações importantes

  • A confirmação das turmas e o funcionamento dos cursos dependerão do número mínimo necessário de alunos matriculados. Assim, é prerrogativa Institucional adiar ou cancelar turmas de cursos que não consigam atingir o número necessário para sua realização. Este número depende de avaliação administrativa e financeira de cada curso.
  • Por motivos fortuitos ou de força maior, a Instituição poderá, a qualquer tempo, realizar alterações de data das aulas (incluindo datas não previstas), inversão de disciplinas, alteração de docentes.
  • Os materiais didáticos (digitais) serão disponibilizados antes do início do curso e somente após a identificação do pagamento.
  • A disponibilização do material do instrutor (slides) usado nas aulas é facultativa, dependendo da autorização do instrutor.
  • As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de recebimento das inscrições (não reservamos vagas).
  • O tempo de duração do treinamento teórico poderá ser prorrogado, caso haja necessidade. 
  • Os custos de logística para realização do curso, na sede da ABRACO, no Rio de Janeiro são por conta do aluno e/ou empresa solicitante.
  • O resultado do curso será enviado por e-mail em até 30 dias, a contar após a data de realização da última prova. 
  • O resultado (notas) e o certificado somente será enviado após o curso estar quitado.

 Mais informações através do e-mail: cursos@abraco.org.br, cursos1@abraco.org.br ou cursos2@abraco.org.br

Instrutores

Fábio Kränkel

Fábio Kränkel

- Gerente Regional de Produtos de P&M Latam da Sherwin Williams
- Pós-graduado com MBA em Gerenciamento de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV, concluído em Setembro de 2022.
- Graduado em Administração pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER, concluído em Maio de 2008.
- Técnico Químico Industrial formado pelo CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional, concluído em Abril de 2006.
- INSPETOR DE PINTURA INDUSTRIAL – Nível 2, qualificado desde 2004.
- COATING INSPECTOR – Level 3 NACE, qualificado desde 2011.
- MEMBRO do Comitê Brasileiro de Corrosão – ABNT/CB-43 – desde 2005.
- COORDENADOR TÉCNICO dos Grupos de Trabalho (GT) do CB-43 de Painéis Elétricos (2015), Pintura sobre aço galvanizado (2016), Determinação de resistência a tração, pull-off test (2016).
- MEMBRO do quadro de INSTRUTORES dos cursos de IPIN-1 e IPIN-2 da ABRACO desde 2006.
- MEMBRO da Diretoria da ABRACO e VICE-PRESIDENTE durante o biênio de 2017/2018; e
- Atua na área de tintas e revestimentos para proteção anticorrosiva há 26 anos.

Fernando de Loureiro Fragata

Fernando de Loureiro Fragata

Engenheiro Quimico; Inspetor de revestimentos anticorrosivos da NACE (USA); Pesquisador do Laboratório de Corrosão de CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; Coordenador do grupo I da Rede PATINA, projeto iberoamericano de corrosão desenvolvido pelo CYTED (Espanha); Autor de mais de 60 trabalhos apresentado em Congressos e Seminários nacionais e internacionais; Um dos autores do livro PATINA - Proteção Anticorrosiva de Metais na Atmosfera, editado pelo CYTED (Espanha); Membro das bancas de mestrado e doutorado da COPPE-UFRJ; Membro do comitê técnico de congressos Internacionais; Membro do SSPC (USA) - Steel Structures Painting Council.

Gerson Vianna Vieira

Gerson Vianna Vieira

Pesquisador do Laboratório Corrosão, Controle de Qualidade em Tintas e Revestimentos (CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobras). Inspetor de Pintura Níveis I e II (PETROBRAS). Instrutor do Curso da ABRACO para a qualificação de Inspetores de Pintura Industrial Nível I. Membro da Comissão de Estudo de Pintura Anticorrosiva do CB 43 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Laerce de Paula Nunes

Laerce de Paula Nunes

Engenheiro Metalúrgico, com 30 anos de experiência nas áreas de corrosão, pintura industrial e proteção catódica. Autor de livros e vários trabalhos técnicos nessas áreas. Áreas de atuação como consultor: Pintura industrial, Proteção Catódica e Revestimentos Anticorrosivos.

Roberto Mariano

Roberto Mariano

Bacharel em Física, graduado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP , em 1980.Trabalhou durante dez anos no Laboratório de Tintas e Vernizes da Divisão de Química e Eng. Química do IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO S/A, iniciando em abril de 1975, saindo em junho de 1985.Foi o responsável pela Assistência Técnica da Tintas Sumaré e posteriormente Sherwin-Willliams do Brasil, durante 20 anos, e nos últimos 15 anos foi o Gerente de Produtos e Serviços a Clientes, tendo iniciado em junho de 1985 e saído em maio de 2005. Participou e tem participado de Seminários, Cursos e Palestras Técnicas como palestrante e instrutor na área de Tintas e Pintura anticorrosiva, desde 1978. Na INTERNATIONAL PAINT, desde outubro de 2005, exerceu a função de Supervisor de Projetos no Protective Coatings até dezembro de 2015.