Nova presidente da ABRACO: Zehbour Panossian

Nova presidente da ABRACO: Zehbour Panossian

Uma das mais importantes pesquisadoras da corrosão no Brasil, assume a presidência da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO durante o biênio 2021-2023.


Dra. Zehbour Panossian é uma eminente professora universitária e pesquisadora brasileira, estudiosa da corrosão e da eletroquímica, com toda uma vida dedicada à corrosão e à proteção anticorrosiva, com uma inigualável capacidade de trabalho e de comunicação. Tem sido uma profissional motivadora do interesse pela pesquisa da corrosão no País, e disponibilizado para a comunidade um grande acervo de trabalhos técnico-científicos, merecendo destaque o seu livro Corrosão e Proteção contra Corrosão em Equipamentos e Estruturas Metálicas. A sua extrema capacidade de comunicação, trabalho e dedicação têm impactado profundamente os conceitos e os estudos da corrosão em nosso país. A Dra. Zehbour pertence a uma família de origem armênia, mas nasceu em Beirute, no Líbano, na década de 1950. Veio para o Brasil, radicando-se na cidade de São Paulo, ainda pequena, na companhia dos seus pais e aqui adotou a nacionalidade brasileira. Fez seus primeiros estudos no Externato José Bonifácio, tendo concluído o curso primário em 1962. Em 1966 concluiu o curso ginasial e, em 1970, concluiu o curso Técnico em Química Industrial no Liceu Eduardo Prado. A seguir entrou na Universidade de São Paulo, no Instituto de Física, em 1971, graduando-se Bacharel em Física em 1975. Nos anos de 1975 a 1977 fez licenciatura em física, também pelo Instituto de Física da USP e no período de 1976 a 1981 fez doutorado no Instituto de Química da mesma universidade.

Dra. Zehbour já ocupou importantes e significativos cargos, principalmente dentro da estrutura do IPT, dentre os quais podem ser citados: em primeiro lugar, o de Presidente da Instituição o qual, pela primeira vez na sua história, foi ocupado por uma mulher e Diretora de Inovação e Negócios. Já ocupou os cargos de Pesquisadora, Pesquisadora Chefe de Laboratório, Professora e Professora Convidada. Foi Diretora e Conselheira da Fundação de Apoio ao IPT. Foi Coordenadora Geral das duas unidades da Embrapii do IPT, sendo ainda orientadora de mestrado tecnológico do IPT. É também orientadora de doutorado e de mestrado da Universidade de São Paulo, na Escola Politécnica – Departamento de Metalurgia e de Materiais. Além disso atua como consultora ad-hoc do CNPq, da FINEP, da FAPESP e do Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento – CYTED.

Com relação à sua atuação no campo da ABRACO, destaca-se a participação dela na maioria dos nossos eventos técnicos onde tem apresentado trabalhos, quer seja na área de pesquisa científica ou trabalhos de tecnologia, no campo da proteção anticorrosiva. Já atuou como membro do nosso Conselho Deliberativo, da Diretoria da Associação, e o cargo mais recente como vice-presidente no biênio 2019-2021. Participa ainda de comissões técnicas, especialmente como Comissões de Estudo do CB 43 – Comitê Brasileiro de Corrosão, da ABNT. Como pesquisadora na área de corrosão elaborou e apresentou centenas de artigos técnicos nos mais importantes eventos do Brasil e do Mundo e nas principais revistas sobre o assunto. Por tudo isto a Dra. Zehbour Panossian é um grande exemplo para todos nós!

Mensagem final da presidente aos nossos leitores:

“Fazemos parte um grande grupo chamado “Corrosão e Proteção” e temos uma Associação Brasileira de Corrosão, a ABRACO, cuja missão é nos congregar para um objetivo só: disseminar o conhecimento sobre corrosão e proteção, fortalecer o nosso setor no país para a nossa sobrevivência e das gerações vindouras. Se você acredita nessa missão: junte-se a nós e traga seus colegas.”

Atenciosamente,
Equipe ABRACO