HITA - Soluções Belzona no combate a corrosão química

A corrosão química traz efeitos negativos para a indústria como um todo, principalmente quando se trata de prejuízos nas plantas industriais; Você sabia que quase 30% do ferro produzido no mundo é direcionado para a recuperação de peças e estruturas metálicas corroídas?

A corrosão costuma afetar equipamentos que trabalham aquecidos, como fornos, caldeiras, tubulações de exaustão, entre outros. E os seus efeitos fazem com que os materiais percam suas propriedades como resistência, ductilidade, resistividade e dureza.

Como consequência, os equipamentos que sofrem corrosão química perdem sua funcionalidade e trazem altos custos de manutenção para a empresa, além de colocar em risco a integridade das pessoas que atuam na planta e todo o funcionamento do sistema.

Outro ponto negativo trazido pela corrosão são os acidentes ambientais, motivados por revestimentos protetivos falhos, que não garantem completo isolamento da substância em relação ao solo, causando a sua contaminação.

Neste artigo, entenda como os produtos Belzona são grandes auxiliares na resolução da corrosão química. 

Como diminuir os impactos causados por ataques químicos?

A principal forma de diminuir os efeitos negativos da corrosão química é a prevenção. Não é possível ter controle sobre todas as condições, como temperatura e umidade, mas outras medidas estão ao alcance dos gestores das indústrias.

Uma delas é a aplicação de tintas, que formam uma camada protetora, ou de revestimentos metálicos, que protegem as peças com outros metais de maior potencial de oxidação. Neste último caso, o metal protetor é quem sofre o ataque químico, poupando a estrutura original.

A forma de prevenção mais eficiente, no entanto, é a aplicação dos revestimentos poliméricos Belzona, que têm alto desempenho contra ataque químico em estruturas industriais e, além de reparar as peças com mais segurança e agilidade, aumentam a sua vida útil.

Áreas de contenção secundárias e sua importância na prevenção de ataques químicos

Áreas de contenção secundárias são estruturas que proporcionam excelente resistência ao impacto e corrosão química, assim como à compressão. Por isso, são muito utilizadas como estratégia preventiva contra risco de ataques químicos nas indústrias.

Belzona também oferece soluções para reparo dessas estruturas, reduzindo o tempo de inatividade e fornecendo ainda mais resistência. Devido à sua flexibilidade superior e resistência a uma ampla gama de produtos químicos, os produtos Belzona são capazes de preencher rachaduras sem qualquer dano à integridade do revestimento. 

Manutenção estrutural das áreas de contenção secundárias

Pisos e paredes de concreto danificadas podem ser rapidamente reparados com compostos de reparo de concreto Belzona, o que reduz o tempo de inatividade e fornece resistência à compressão excepcional, boa resistência ao impacto e excelente aderência ao concreto.

Produtos como Belzona 4311 e Belzona 4341 irão fornecer proteção química de longo prazo contra uma vasta gama de substâncias, incluindo ácidos e álcalis, mesmo em altas temperaturas.

Além disso, Belzona 4361  é ideal para proteger áreas de contenção de produtos químicos, como permanecer intacto no caso de rachaduras no concreto por baixo.

As soluções Belzona para áreas de contenção secundárias inclui:

  • compostos de reparo de alta durabilidade;
  • resinas epóxi fluido, ideais para o preenchimento de rachaduras, grouting, calçamento e aderência de equipamento;
  • materiais de reparo leve para concreto, ideais para superfícies verticais;
  • criação de aderência de segurança e passarelas dentro das áreas de contenção secundárias com sistemas de aderência de segurança;
  • aplicação por pulverização ou pincel.

Saiba como Belzona oferece segurança e eficiência aos equipamentos e estruturas

Belzona é fabricante de polímeros de alta performance, que lançando mão de uma abordagem vanguardista, elabora soluções inovadoras, duráveis, com alta performance e baixo impacto ambiental, dedicados a resolver os problemas mais complexos da indústria, garantindo sucesso onde há falha da concorrência.

Cura rápida

Além de evitar o trabalho a quente, os produtos Belzona têm cura rápida, diminuindo o tempo de parada para manutenção e os riscos aos quais estão expostas as pessoas envolvidas nos processos de manutenção industrial. 

Essa é uma das características que torna Belzona uma solução com melhor custo-benefício para a indústria.

Resistência química dos produtos

Os produtos Belzona têm alta resistência à erosão, corrosão em geral, inclusive a corrosão química. Isso aumenta a sua eficiência e prolonga o tempo de vida útil, auxiliando diretamente na total recuperação de equipamentos, diminuindo os gastos com manutenção e substituição.

Profissionais especializados

No Brasil, os produtos Belzona são comercializados pela Hita, empresa de engenharia que tem um time completo de especialistas em manutenção de diversos setores industriais.

O time da Hita é treinado para oferecer as melhores soluções personalizadas para cada tipo de situação, além de garantir a correta utilização dos produtos selecionados. Ou seja, além de indicar os produtos, os profissionais especialistas podem fazer a sua aplicação ou supervisionar a aplicação feita pelo time interno da sua indústria.

Fale com a Hita Belzona!

A Hita é uma empresa brasileira, com mais de 20 anos de experiência e atuação em todo o território nacional, que se destaca pela qualidade dos serviços prestados, pioneirismo e ousadia em projetos de manutenção industrial.

A empresa possui certificação ISO 9001:2015, certificação ISO 14001:2015, certificação ISO 45001:2018.

O nosso time de consultores está sempre à postos para tirar as suas dúvidas e enviar propostas personalizadas. Entre em contato conosco!

Fonte: https://blog.hita.com.br/corrosao-quimica-conheca-as-solucoes-da-hita-belzona/