Revisão da Norma ABNT 15218 (Pré-requisitos aos Exames de Qualificação de IPI)

Em Fevereiro de 2010, a norma ABNT NBR 15218 foi revisada pela ABNT e incluiu alterações nos pré-requisitos aos exames de qualificação de Inspetores de Pintura Industrial (IPI). No que se refere aos pré-requisitos aos exames de qualificação de IPI nível 2, a norma passou a exigir dos candidatos a comprovação de experiência profissional através da atuação como profissional certificado em inspetor de pintura industrial nível 1. Em relação a esta mudança na norma brasileira, o Bureau de Certificação decidiu adotar o seguinte:

a) Profissionais que tenham sido qualificados em Inspetor de Pintura Industrial (IPI) nível 1 pelo SNQC-CP deverão comprovar experiência profissional através da atuação como profissional certificado em IPI nível 1 para solicitar os exames de qualificação de IPI nível 2;

b) Profissionais que tenham sido certificados em IPI nível 1 pelo processo de reconhecimento de qualificação junto ao SNQC-CP poderão solicitar até o dia 30/09/2011 os exames de qualificação de IPI nível 2 através da comprovação de experiência profissional na área de Pintura Industrial (atividades de fabricação, execução, inspeção e manutenção em serviços correlatos à pintura industrial), conforme escolaridade do candidato. Após este prazo, todos os candidatos aos exames de qualificação de IPI nível 2 deverão comprovar experiência profissional através da atuação como profissional qualificado em IPI nível 1.